Alguém escreveu que a musculação não provoca lesões; apenas agrava os problemas previamente existes. Daí vários livros sobre o treinamento com pesos, como o de Christian Thibaudeau, trazerem uma série de testes (traduzidos por aqui como "provas") cujo objetivo é o de verificar o "funcionamento" (uso o termo para simplificar o assunto) dos músculos que serão exigidos. Mesmo obras sobre alongamento para leigos, como as de Barbara Templeton e LaReine Chabut, começam por tratar desse tema.

O levantamento terra não causará dores na coluna lombar. Executá-lo sem recrutar os glúteos, ou sem ativar adequadamente o abdômen, sim. (Considerando que a maior parte das pessoas, em decorrência do estilo de vida, chega à academia incapaz de realizar ambos - recrutar os glúteos e ativar o abdômen - não é de espantar que o levantamento terra não seja praticado nas academias. Simplesmente suprimir o exercício, porém, equivale a tirar o sofá da sala, na esperança de acabar com a traição. )

Em se tratando desse tipo de problema, importa notar que a dor é geralmente o último dos sintomas a aparecer. Meses ou anos se passam, até que a ineficiência seja provoque dores. Daí a importância de se verificar o estado corrente da musculatura, mesmo que não se sinta nenhum incômodo.

Expor exatamente pela internet as rotinas dependerá de encontrar imagens disponíveis. Ao cuidar das técnicas de execução dos exercícios, os testes serão detalhados.

Para o atleta, videos tornam muito mais fácil a compreensão dos exames. Optimal Muscle Training (Book with DVD) é bastante simples, mas muito melhor do que nada. Assistir ao Building The Efficient Athlete é altamente recomendável, por dedicar aos exames estático e dinâmico dois de seus 8 DVDs, e precedê-los com a explicação anatômica (feita por escrito no livro de Kinakin).

Importa ter em mente que esses testes são distintos da "avaliação física" geralmente feita nas academias. Vamos a um exemplo: esta dirá que há escoliose. Aqueles poderão revelar que se trata de "verdadeira (estrutural) ou "falsa" (funcional) escoliose , decorrente p. ex de hiperatividade do quadrado lombar. Aí também se tem inibição do glúteo do mesmo lado, dominância da musculatura interna da coxa do mesmo lado (evito aqui os termos técnicos) e outros desequilíbrios que, se corrigidos, reverterão o desvio na coluna. De novo, os exercícios com peso não criaram o problema, mas poderão agravá-lo.